Embarcando para Foz do Iguaçu, trinta aventureiros do Ensino Fundamental viajaram para a terra das cataratas em busca de novas experiências e conhecimentos, para aprofundar seus estudos sobre os diversos tipos de energia.
Ao chegar, os viajantes conheceram o hostel onde ficariam, sendo lá um lugar atrativo, com turistas de diversos lugares do mundo, e com fácil acesso a natureza. Logo após os professores reuniram seus alunos para uma reunião, onde instruíram as crianças de como seria ao longo do caminho e retomaram os combinados feitos em aula.
Após o término da reunião os alunos foram ao Parque das Aves, e logo na entrada muitos encantaram-se com a natureza disponível ao seu redor e as novidades que encontraram. Os alunos foram divididos em dois grupos com quinze crianças e uma guia do parque.
Neste Parque haviam aves de espécies diferentes, algumas ameaçadas de extinção, todas muito coloridas, bem cuidadas, sendo que a maioria foi resgatada do tráfico de aves (venda ilegal), maus-tratos e abandono. Também haviam répteis, como jacarés, lagartos, cobras e tartarugas.
Depois do passeio os alunos voltaram para almoçar, já se aprontando para visitar a Usina Hidrelétrica Binacional de Itaipu. Ao chegar lá, observaram a maquete da usina e um documentário contando sua história. Todos se entusiasmaram, quando viram o vertedouro aberto, tomando um “banho” com as águas do Rio Paraná!
Contornaram toda a enorme Usina, apreciando a bela vista que aquela maravilha da engenharia havia proporcionado. Quando contornaram, viram o tamanho das turbinas, o rio, o vertedouro de cima, vendo o que havia do outro lado do muro.
Na volta para o hostel, as crianças foram se divertir na piscina e com os jogos de mesa. Para descansar de tanta brincadeira e do dia repleto de estudos, tomaram banho, vestiram seus pijamas e jantaram, finalizando com uma deliciosa sobremesa: os picolés do “tio do Rafa” (aluno do 1º Ano).

No outro dia, bem cedo, os viajantes se prepararam para mais um dia de muito estudo e aventura, só que desta vez, ao invés de visitar uma maravilha da engenharia eles partiram para aproveitar o esplendor de uma maravilha da natureza, as “Cataratas do Iguaçu”.
Durante o almoço no restaurante Porto Canoas, apreciaram a vista, pois ficava perto de uma das cachoeiras e curtiram música ao vivo. Neste passeio viram os quatis, animais muito fofos, porém eles mordem e transmitem doenças, então não puderam tocar nem alimentá-los.
Para terminar a tarde de aventuras, fomos na loja de lembrancinhas do parque. Muitos compraram presentes para a família e colegas que não puderam viajar.
Lá, eles embarcaram no ônibus do “Parque do Iguaçu” para seguir o passeio com o guia de turismo César até a trilha que levava aos mirantes situados frente ao lado argentino da “Garganta do Diabo”.Foi um passeio emocionante, repleto de energia e conhecimento.
Os viajantes voltaram para o albergue, para tomar banho e se despedir de Foz do Iguaçu, voltando para Alegrete, pararam na cidade de Realeza para jantar e fazer a sua higiene. Chegando em Alegrete, os alunos desembarcaram em frente da rodoviária para encontrar seus familiares, pois estavam com saudades e tinham muitas novidades para contar.
A Turma do 5° Ano gostou muito de toda a viagem de estudos, aprendendo muito mais com essa experiência!




