SOMOS CRIADORES O TEMPO TODO… ARTISTAS DO DIA A DIA…
CONSTRUTORES DE UM NOVO MUNDO… ESCRITORES DE HISTÓRIAS CHEIAS DE VIDA
A Escrita Criativa, momento especial do currículo das turmas de 1º, 2º e 3º Anos do Ensino Fundamental, propõe descobrir o fascinante exercício da escrita, o prazer que está contido no ato de brincar com as palavras, na autoexpressão, na vivência de poder sair do real e se permitir assumir novos papéis através da criatividade.
Criar, mergulhar em enredos e poder modificá-los, dar voz a sentimentos, deixar livre o fluir de ideias sem sufocar a imaginação… Escrever, dar asas e liberdade ao pensamento, dar forma à fertilidade de ideias que mora dentro da gente, se deixar fascinar pelo poder das palavras e pelo mistério que elas têm por trás.
Escrever é uma das formas mais bonitas de expressão, com a escrita podemos abraçar alguém que está distante, distribuir afeto, lutar contra o que discordamos, dar bons exemplos, vender, comprar, relatar, descrever, etc. Escrever é trazer pessoas para nosso mundo, para dentro de nosso labirinto de ideias, para nosso espaço criativo e assim, poder mostrar o que acontece em nosso mundo particular. Brincar com as várias possibilidades de tornar vivas as palavras, compreender os fatos que surgem, o tempo dos enredos, analisar personagens, interpretar situações e trazê-laspara os dias de hoje, resolver situações problemas vivenciando situações reais, deixar fluir ideias e mais ideias e junto com elas, o prazer de brincar com o ato de escrever as coisas da vida.

Brincar com as palavras em uma folha em branco, colorir cada expressão, enfeitar os pensamentos, darforma ao sentir, inventar em tempos diferentes, dar vida a personagens, provocar a fantasia, misturar coisas e fatos, criar notícias, mensagens.
Descobrir a criatividade como um fenômeno que desperta o interesse e a curiosidade do homem desde o início de todos os tempos. Estimulara visão crítica sobre todas as coisas, descobrir como transformar o pensamento em palavras e poder brincar com ele, se encantar com as possibilidades do criar com o lápis na mão e de dar sentido aos sentimentos e emoções que vão surgindo.

Criar, inovar, inventar, transformar, fazer histórias, dar vida para o pensamento, escrever, descobrir a criatividade como recurso precioso que o ser humano dispõe. Produzir o tempo todo, aproveitar os talentos e as habilidades que surgem, oportunizar a descoberta da diversidade de ideias no grupo, criar estratégias estimuladoras, propiciando a expressão e o compartilhar de emoções.
Instigar as inúmeras possibilidades de exercitar e fazer fluir a energia inesgotável do criar, o processo de germinação de ideias, as alternativas de expressão através da escrita, o potencial criador de cada um. Viajar sem sair da sala de aula, dar voz a imaginação, criar formas de representá-la, aprender a compreender e interpretar.

Descobrir a suaenergia criativa, alguns vivenciando de forma gigantesca, outros de maneira mais suave e discreta, mas descobrindo que essa energia pertence a todos, sendo apenas distribuída de forma diferenciada.As emoções, as sensações e os sentimentos são o combustível indispensável para que ocorra esse processo de criação.
Trabalhar com a construção da autoestima, o conhecimento e educação das emoções, a habilidade em elaborar planos e projetos para o futuro, o reconhecimento de talentos e habilidades pessoais, o desenvolvimento da percepção, das habilidades poéticas, da imaginação e a capacidade de visualização de estratégias variadas na solução de problemas, a fluência e associações de ideias.
Nuvem vira castelo, princesa perde o cabelo, a bruxa é boazinha, cachorros podem falar, sapos viram príncipes, cidades imaginárias são criadas e podemos acordar e estar em qualquer lugar ou tempo.

E assim, estamos descobrindo a nossa escrita criativa, conhecendo e experimentando técnicas para desbloquear a imaginação, descobrindo os vários tipos de textos, a voz e a veia criativa de cada um, desenvolvendo técnicas para prender o leitor e escrever melhor, trabalhando a compreensão e interpretação de fatos e exploração da ortografia das palavras.
O lápis vai ganhando expressividade e vai dando contorno a criatividade que vai aflorando; assim, construímos um pouquinho daquilo que percebemos como “nós mesmos” e também o que chamamos de mundo.
Professora Eliana Schiavon Fernandes

