ESCOLA BILINGUE

A Escola Vida sabe que as crianças gostam de aprender e tem uma curiosidade natural da infância, possuem enorme facilidade de aprendizado pela plasticidade cerebral da fase, são muito abertas a outras culturas e que a estimulação diária de uma segunda língua dentro do projeto pedagógico aumenta o potencial e o rendimento escolar.



O Projeto Bilíngue da Escola Vida se propõe a planejar e conduzir as atividades pedagógicas através da imersão em Inglês dentro do currículo da Escola. Uma educação bilíngue irá expandir as possibilidades de aprendizado das crianças além de proporcionar um exercício de fomento em vivências multiculturais complementando sua formação.

Existem muitas metodologias para o ensino especializado de uma segunda língua. No entanto, entendemos que para integrar as atividades que irão proporcionar o aprendizado sem interferência na proposta curricular da escola, faz-se desejável um enfoque natural e lúdico.

Nossa experiência baseia-se na filosofia de imersão sistemática no idioma, proporcionando aos alunos situações reais de uso da língua. Brincar, descobrir, ampliar o olhar, desenvolver habilidades dentro do contexto do que está sendo trabalhado em sala de aula, estimulando a aprendizagem da Língua Inglesa enquanto revisa os conhecimentos já apresentados às crianças.


Em um mundo cada vez mais globalizado, acreditamos que o aprendizado de uma segunda língua na primeira infância apresenta um resultado mais eficaz e próximo do uso desta por falantes nativos, já que o aprendizado de uma nova língua se dá de forma muito mais eficiente nesta faixa etária, onde a curiosidade é o motor da ação, e a disposição ao aprendizado e a capacidade de retenção de novas informações são muito superiores. Além disso, observarmos diversas vantagens cognitivas que crianças bilíngues demonstram sobre as monolingues, preparando-as para seu futuro acadêmico e profissional e dando à elas as ferramentas para viver um um mundo multicultural e globalizado, cheio de alternativas..


LENDO OS CLÁSSICOS

A leitura como instrumento de desenvolvimento cultural, como ferramenta fundamental no desenvolvimento da cognição e da autonomia de aprendizagem são os focos centrais do Projeto lendo os Clássicos que oportuniza às turmas de 4° e 5° Anos, a leitura de obras clássicas da literatura mundial, despertando o interesse por autores e histórias culturalmente reconhecidos.

Práticas

  • Estimular o interesse, o gosto e o hábito pela leitura de obras clássicas.
  • Favorecer a compreensão histórica do desenvolvimento da cultura humana.
  • Desenvolver a capacidade leitora (decodificadora, compreensiva e interpretativa)

Estimular o interesse, o gosto e o hábito pela leitura de obras clássicas.

  • Favorecer a compreensão histórica do desenvolvimento da cultura humana;
  • Possibilitar contato com a biografia de autores clássicos;
  • Favorecer a melhoria da ortografia, do uso da gramática e da capacidade argumentativa em textos produzidos;

COMPARTILHANDO A LEITURA


Ler é muito divertido!
Ler abre a janela dos sonhos e das possibilidades.
Ler para quem ainda não sabe ler é mágico e isso acontece quinzenalmente na Escola Vida.


COMENTANDO HISTÓRIAS

Sexta-feira é dia de histórias na Escola Vida. As histórias dão asas a nossa imaginação e nos permitem sonhar com um mundo onde tudo se resolve, com aventuras perigosas e doces, com planos mirabolantes e que mexem com nossa vida.

Histórias nos ensinam enredos, palavras, sonhos; fortalecem nosso pensamento e nos fornecem argumentos


10 MINUTOS DE LEITURA

Com o objetivo de intensificar e diversificar ainda mais a leitura, o projeto 10 Minutos coloca a Literatura diariamente sobre a classe do aluno em sala de aula.


FEIRA DA TROCA

Escambo, uma prática ancestral, que ensina o desapego de objetos e torna úteis materiais já em desuso. Sustentabilidade é a palavra de ordem.

Para as crianças um exercício de descontração e de aprendizagem, o quanto é difícil deixar o outro levar aquilo que era meu e que agora decido trocar. Trocas muitas vezes diretas, outras que exigem negociação e trocas indiretas: eu troco com este, que vai trocar com o outro.

São muitas as feiras: gibis, livros e objetos.


NOITE DO PIJAMA

Dormir fora de casa, na companhia de colegas e professores; na Escola, ambiente seguro; participar de atividades educativas com muita diversão é a proposta da Noite do Pijama para o desenvolvimento da autoconfiança, organização e autonomia.

Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica

Todos os anos a Escola é convidada a participar deste evento e comparece aceitando o desafio de propor a seus alunos uma avaliação externa sobre assuntos pertinentes a área geográfica.

Esta Olimpíada é organizada pela Sociedade Astronômica Brasileira em parceria com a Agência Espacial Brasileira.


OLIMPÍADA ESPORTIVA

Jogos organizados para as equipes colocarem em prática seus conhecimentos sobre os esportes, momento de alegria, competição saudável e muita adrenalina.


SEMINÁRIOS E MOSTRAS

Planejar, organizar materiais, estudar, estar com o conhecimento na cabeça e no coração para poder ensinar colegas, Pessoal de Casa e outros convidados, são tarefas que fazem parte dos Seminários e Mostras organizados pela Escola. Muitos são os objetivos destes eventos: autonomia, responsabilidade, estudo, cooperação com o trabalho em equipe, organização, compromisso com o conhecimento.

MOSTRAS

  • Mostra Científica.
  • Mostra Multidisciplinar.

EVENTOS

  • Todos somos artistas.
  • Tocando a Vida
  • Musical de Fim de ano.

HALLOWEEN