Jornal Life News – 3ª Edição

Do Japão para o Brasil

As turmas da Escola Vida viveram uma experiência diferente, conhecendo um pouco sobre a cultura do Japão através da visita do japonês Kentaro.       No dia 27 de abril, recebemos o japonês Kentaro Kawahara, que veio para o Brasil com o objetivo de conhecer a cultura regional e para visitar a Unipampa, pois ele é um estudante de engenharia.
Ele nos apresentou como é o cotidiano no Japão, nos falando sobre as estações do ano, os pontos turísticos como o Monte Fuji e as águas termais.
Também afirmou que embora o país seja pequeno, tem uma grande densidade populacional – percebemos que grande parte da população usa o metrô para se locomover por toda a cidade de Tóquio, e que embora exista uma grande população, eles conseguem se organizar de forma educada e civilizada.
Após a apresentação, o 4º e 5º Ano realizaram uma entrevista utilizando perguntas em inglês para o visitante respondê-las.
Os alunos questionaram sobre diversos assuntos, entre eles sobre o tipo de alimentação no Japão, e segundo ele, é muito comum comerem fast food.
Entre os questionamentos, ao abordar o tema esportes, Kentaro respondeu que o baseball era um dos favoritos dos japoneses, e que muitos esportistas vão para os Estados Unidos da América jogar.
Perguntamos se Kentaro tinha vivido experiências relacionadas aos tsunamis, então, ele nos contou que em 2011 aconteceu um dos maiores tsunamis da história do Japão. As ondas atingiram quase dez metros de altura, destruindo várias cidades da costa do país. Ele nos contou, que, por acontecer com frequência, já se preparavam para a evacuação das pessoas e logo após estes desastres naturais acontecerem, em pouco tempo já reconstruíam tudo, considerando que seu povo é muito organizado e que são uma das maiores potências mundiais.
Uma das nossas curiosidades era sobre a criação de gado no Japão, considerando o tamanho da sua área. O entrevistado disse que no interior do país é comum existir fazendas.
Solicitamos mais informações sobre a educação no seu país, e ele nos contou sobre o respeito que os alunos têm pelos seus professores, mas que antigamente os mestres eram muito mais respeitados – e hoje esta mudança é vista com preocupação. Falou que um dos objetivos do governo é ampliar o ensino do inglês nas escolas.
Ao perguntarmos sobre os animes, nos comentou que gostava de muitos, mas seu favorito era OnePiece.
Infelizmente não conseguimos fazer mais perguntas, pois Kentaro tinha outros compromissos. Para nos recordarmos deste momento, o presenteamos com uma caneta da Escola e tiramos uma foto.
Thanks for yourvisit, Kentaro! You will always be welcome at our school!
あなたの訪問、Kentaroに感謝します!あなたはいつも私たちの学校で歓迎されます!

Por: Escritores do 4º e 5º Ano