A aula de Charque
Hoje nós tivemos aula de Ciências, na aula nós começamos a falar sobre “o que os gaúchos fazem”, nós falamos no chimarrão, churrasco, etc.
Depois começamos a falar sobre o charque, descobrimos que o sal protege a carne das bactérias, porque o sal tira a água das células, aí fomos fazer uma experiência com espinafre e sal.
Então a gente separou dois espinafres, um com sal e o outro sem sal, quando terminamos o resultado foi emocionante, porque o sem sal ficou seco e o com sal ficou molhado.
Depois deste resultado, pegamos o espinafre sem sal e fomos fazer uma obra de arte com espinafre.
Depois da aula nós fomos para casa almoçar.
Luiz Felipe Freitas de Almeida
Aluno do 5º Ano
Em clima de Semana Farroupilha
Hoje, chegamos na aula e fomos falar sobre a cultura gaúcha.
Falamos de algumas coisas do gaúcho (não só do gaúcho), como: chimarrão, churrasco, roupas típicas, carreteiro, charque, danças, desfiles, CTGs, lendas gaúchas, pala, animais, vegetais…
Os animais/vegetais juntos formam o BIOMA PAMPA.
Os cavalos não são só nossos, são do mundo inteiro, e um dos melhores lugares para eles é o Pantanal e tem uma lenda que diz que existia uma tribo de mulheres que andavam a cavalo, e chamaram elas de Amazonas.
E foi isso que aprendemos sobre o “Em clima de Semana Farroupilha”.
Helena Pinto Fleck
Aluna do 5º Ano
A melhor aula de Ciências
Abrimos nossa aula falando sobre a importância da água: que o nosso corpo, 70% dele é feito de água.
Depois fomos falar sobre coisas típicas do Rio Grande do Sul – roupas típicas, charque…
Quando acabamos de listar, fomos falar se era só no Rio Grande do Sul que usava ou fazia aquilo, ou se outros lugares também tinham aquilo na sua rotina!
Entramos no assunto sobre o charque, antigamente os carreteiros (que trabalhavam com carreta) andavam por dias e tinham que levar comida e para a carne não estragar, eles colocavam sal! Com isso fizemos um experimento com o espinafre.
Em um pote colocamos o espinafre com sal e no outro pote sem, esmagamos os dois e observamos que o pote sem sal ficou com menos líquido, porque o sal ajuda a “soltar” a umidade – os carroceiros salgavam o charque para que as bactérias não o “invadissem”, já que elas gostam de lugares úmidos.
Depois colocamos álcool e viramos em um funil com o filtro do café e percebemos que o sem sal ficou mais escuro e o outro mais claro porque tem mais água.
E para acabar a aula fizemos um desenho com o caldo do espinafre!
Caetana Nemitz Rodrigues
Aluna do 5º Ano