OS DIFERENTES SOLOS E NUTRIENTES
Júlia Trindade Poitevin*
Laís Ribeiro Teixeira*
A turma do 4º Ano realizou uma experiência sobre Botânica (estudo das plantas). Cortando umas garrafas pet ao meio, fazendo alguns furos e colocando britas dentro, e em cada garrafa foi colocado um solo diferente. Areia, terra da composteira e terra do canteiro e ali foram plantadas as sementes.
As plantas não podiam ser tocadas e eram observadas semanalmente, para analisar o crescimento das três plantinhas. Passadas algumas semanas, começamos a comparar o crescimento de cada uma delas que estavam sendo parecidos, também estavam crescendo para um único lado em que entrava a luz do sol pela porta.
Na última aula comparamos as três plantinhas sendo que a da composteira estava mais bonita, porque estava mais forte, com mais nutrientes.
*Alunas do 4º Ano
APRENDENDO BOTÂNICA
Mateus Peres Godoy*
Julia Pereira Paim*
Antônio Pereira Hernandez da Silva*
O 4º Ano está aprofundando seu conhecimento sobre os seres vegetais, estudando Botânica.
A partir do estudo de Botânica chegamos no geotropismo e fototropismo, com o tema: As plantas têm movimento.
O movimento que as plantas fazem para ir em direção à luz, é conhecido cientificamente como fototropismo. E o movimento em direção ao escuro – terra, é chamado por geotropismo, que é usado pela raiz.
Aprendemos que quando a raiz fica para cima há um cruzamento, porque é atraída pelo escuro e o caule faz a mesma coisa, só que para a luz.
As plantas fazem fotossíntese (produzem seu próprio alimento).
Aprendemos muito com a Professora Ivana Morais sobre o tema, adoramos a experiência.
*Alunos do 4º Ano