Professores e famílias acumulando tarefas, tendo que aprender e criar novas habilidades, tudo muito rápido e em meio ao temor de um vírus que não se pode ver, mas que pode trazer perdas irreparáveis. Cenário de filme, daqueles que nos tiram o sono.
Mas isso vai passar, a gripe espanhola hoje é história; um dia nossos bisnetos e tataranetos lerão sobre esse período em que a Terra parou. Mas, e quando as escolas retornarem? Como estarão os alunos? Uns aproveitaram bem o período em casa, outros já nem tanto. Uns têm maior facilidade, outros já tinham dificuldades antes, como vai ser? Como as horas aulas serão computadas? Como a frequência do aluno será aferida? E o conteúdo? Será um ano perdido? E sobre as mensalidades das Escolas?
1º As turmas nunca foram, nem serão homogêneas, é só lembrar, do nosso tempo de estudante. Existem alunos com muita facilidade e que “pegam” os conceitos no “ar” a partir de uma única provocação do mestre; outros (a maioria), aprendem com a intervenção direta e individual que o Professor lhes dá; ainda outros, precisam além da intervenção direta, materiais adaptados, atenção de um para um e mais tempo para aquisição dos mesmos conceitos. É assim, desde sempre! Não há que se temer os diferentes níveis de aquisição de conhecimento, mas sim, de tentar, neste tempo em casa, oferecer tudo o que a atenção individualizada (como a que os alunos estão recebendo de seus pais), sob a orientação da Professora que prepara atividades desafiadoras, aproveitar ao máximo para desenvolver habilidades e conhecimentos possíveis. O Pessoal de Casa não pode se furtar de fazer a sua parte, e é preciso descobrir o quanto isso é valioso e possibilita conhecer o filho(a)/aluno(a) que tão bem as professoras conhecem, suas facilidades e suas dificuldades e quem sabe, no aconchego do ninho, descobrir formas de ajudá-lo. Turmas sempre serão heterogêneas!
2º Professores estão e estarão sempre disponíveis a orientar, conversar, ouvir sugestões e a propor alternativas às dificuldades que forem encontradas no caminho novo que estamos percorrendo.
3º Quando estivermos de volta à sala de aula, uma sondagem será realizada, isso quer dizer: descobrir onde cada um está sobre aquilo que foi proposto e sobre as aquisições necessárias ao prosseguimento da escolaridade. É assim de um ano para outro, e assim será depois deste tempo longe da sala de aula física, mas não longe dos nossos olhos e pensamento. Partir de onde o aluno está é o lema de todo bom professor. Missão árdua para quem trabalha numa turma cheia de crianças e não com uma só; mas é isso que sabemos e gostamos de fazer, embora não sejamos, muitas vezes, valorizados por esse superpoder.
4º Como serão calculadas as horas de atividade remota e a frequência do aluno? Tarefa para o CNE (Conselho Nacional de Educação), que estará orientando os sistemas de ensino a como fazer esse cálculo. O que sabemos hoje é que a entrega das atividades remotas (no nosso caso, na plataforma de ensino), garante a frequência do aluno e, o que é melhor do que números, garante a continuidade da aprendizagem, sem retrocessos, pois a criança segue em atividade cognitiva, galgando objetivos, seja lá qual for seu nível de ensino. Criança que segue picando, recortando, escrevendo, lendo, calculando, cada uma em seu nível de ensino, mas com a cognição sendo exercitada. Para uns, com autonomia, capricho e disciplina; para outros, sob o mando dos adultos que enfrentarão a preguiça, a negação e muitas vezes o choro fácil para fugir do compromisso que é parar o corpo para poder se concentrar no estudo. Nem vamos falar do nosso maior concorrente, o jogo virtual. Ah, esses jogos que distraem a atenção, aceleram o pensamento e trazem consequências visuais e motoras que o futuro vai computar (e a competição? – deixa pra lá…).
5º As lives são uma forma de manter o olho no olho, – olha a Profe ali! O emocional, o afetivo, a orientação direta. A continuidade da relação de afeto e de respeito de quem ensina e de quem aprende. Como é bom observar quem é quem numa live. Quem tem disciplina e se mantém ocupado e interessado e quem tenta burlar as regras. O Pessoal de Casa pode observar isso em sua criança: ela mantém o microfone desligado quando a Profe pede, ou fica desafiando o comando? Usa o chat fora de hora? Essa é a sua criança, é hora também de educá-la para a vida em sociedade.
6º E os conteúdos? Preferimos usar o termo conhecimento; quanto a eles, temos nossas prioridades estabelecidas em cada nível de ensino. Estas prioridades são nosso guia, os assessórios, se forem possíveis, serão contemplados. Não se fala em ano perdido, isso não existe em educação. Todo o tempo possível, e sem atropelo, será utilizado para que não haja prejuízo da aprendizagem de nossas crianças. Habilidades e Competências são conduzidas com seriedade e a necessária metodologia de ensino.
7º Sobre mensalidades escolares: planilhas estão sendo calculadas (o que diminuiu: água, luz, produtos de limpeza, não chega nem a 3% ), mas… e se houver redução de mensalidades, quando a Escola retornar e tiver que investir em máscaras para os Professores, maior quantidade de produtos de limpeza (álcool 70% para limpeza de tudo, álcool em gel, papel toalha, etc. tudo em maior quantidade), maior atenção à higienização (possivelmente mais pessoal para isso) etc., horas extras para Professores, haverá aumento nas mensalidades? Os contadores com a palavra! Vamos aguardar!
8º As Escolas Privadas têm três sindicatos atuantes que as orientam: SINEPE (das escolas), SINPRO (dos professores) E SINTAE (dos funcionários); estamos participando de todas as reuniões e cursos que estão sendo propostos pelo SINEPE. A Turma da Vida está atenta à legislação, a orientação jurídica e a orientação metodológica da atualidade vivida. Não estamos sós! Para a Direção e Professores estão sendo oferecidos cursos online, além das reuniões que orientam nossas decisões, para que tenham validade jurídica.
“Detalhes” que estão a encher nossos dias de preocupação e estudo, mas com uma certeza, isso tudo vai passar.
Pessoal de Casa vai sair dessa sabendo um pouco de Pedagogia, conhecendo o lado aluno de sua criança e nós Profissionais da Educação, com um número maior de SUPERPODERES, agora, tecnológicos!
Um VIVA para o PESSOAL DE CASA que é guerreiro e pega junto, por mais difícil que possa ser!
Um VIVA para os PROFESSORES E PROFESSORAS, que souberam reinventar seu TRABALHO e possibilitar a continuidade da escolarização de nossas crianças!
Um VIVA gigante para aqueles e aquelas que sempre têm uma palavra de estímulo, que reconhecem o esforço feito e que mandam fotos, que gravam áudios, ligam, sabendo que essas mensagens vão encher nosso coração de mais coragem e mais vontade de vencer esse invisível inimigo que tem o poder de parar o mundo.
“À frente o futuro está”!
