As festas juninas são comemorações em que as pessoas dançam, brincam, comem quitutes que têm como base o milho e se divertem. Nestas festas sempre tem muita fartura devido a colheita do milho.
Na Escola Vida também comemoraram com muita diversão, aprendizado, brincadeiras e comilança. Nestes dezenove anos de Escola é a primeira vez em que festejaram os três santos do mês. A partir dos estudos realizados, cada turma organizou sua parte da festa.
O Nível Baby estudou as músicas e danças típicas da região sul e nordeste e suas vestimentas. Junto com o Nível 1 fizeram um lanche coletivo para comemorar São João.
A turma do Nível 1 estudou os santos de junho, tipos de fogueira, cantigas juninas, festa de São Pedro, o modo de vida dos caipiras e gaúchos e as obras de Alfredo Volpi. A aluna Gabriela Ritt deu sua opinião sobre os estudos; dizendo que gostou muito de ter estudado e a professora Carla Vaz falou que “gostou dos trabalhos e que seu objetivo era mostrar aos alunos um diferente estilo de vida”.
Com uma viagem virtual, os alunos do Nível 2 – junto com o N 3 e N 4 – foram até a França e Portugal para conhecerem a contribuição destes países nas danças de quadrilha da atualidade.
Dia 29 o Nível 3 apresentou para as outras turmas as brincadeiras juninas que estudaram, pois haviam viajado com o Nível 2 e descobriram brincadeiras e danças. Analisaram as contribuições que os outros países trouxeram para a festa brasileira. A Manoela Vaucher adorou estudar as comidas típicas e as descobertas da França e Portugal.
Baseado nos vídeos do Chico Bento, o Nível 4 aprendeu sobre os santos juninos, as comidas típicas, brincadeiras e as culturas das regiões Sul, Sudeste e Nordeste. Helena Goldemberg afirmou ter gostado muito dos trabalhos feitos na sala de aula, estudar sobre São Pedro, também comentou ter sido muito divertido o almoço feito pela Escola em comemoração a festa de São Pedro e ter apresentado as danças do “Pezinho”, “quadrilha” e “xote das meninas”.
Aprendendo as diferenças entre o caipira e o gaúcho, o primeiro ano analisou o Chico Bento, localizaram no mapa a França e Portugal estudando a origem das festas juninas, estudaram São Pedro e fizeram a releitura dele.
O 2º e 3º ano estudaram a origem das festas juninas, aprofundaram a região Sudeste, explorando como são as festas nesta região e registraram os estudos fazendo texto coletivo. Estudaram a história de São João, assistiram vídeos e trabalharam com mapas. Concluíram o estudo fazendo um lanche coletivo com o que tem nas festas da região estudada. Na opinião do aluno Enzo Farias o estudo foi muito interessante, principalmente as bandeirinhas coloridas que “dão vida” à festa. Ele também gostou das fogueiras, comidas típicas e dos santos.
Aprofundando os estudos, as turmas do 4º e 5º ano estudaram as origens das festas juninas, as comidas típicas da região Nordeste e Sul, assistiram vídeos comparando as danças da quadrilha e do pau-de-fitas, as contribuições que os países trouxeram para o Brasil, a relação das festas juninas com a religiosidade, tradições e culturas de cada região, com o planetário perceberam como acontece o solstício de verão no hemisfério norte e solstício de inverno no hemisfério sul. Concluíram os estudos fazendo um lanche coletivo – junto com a turma do 1º ano – em comemoração a São João.
No dia 29 a Escola comemorou a festa de São Pedro com um almoço delicioso: risoto, feijão, saladas (beterraba, cenoura, alface e tomate), ovo picado e suco de laranja, feitas com carinho pela Turma da Vida. Quem participou do almoço foram alunos das turmas a partir do Nível 2, eles almoçaram junto com seus colegas.
Após o almoço, houve apresentações do Nível 3 e 4, mostraram músicas e danças típicas das regiões estudadas nas turmas: Quadrilha, Forró e Tradicionalistas. Também houveram apresentações dos alunos Mateus Godoy, que tocou na gaita as músicas “Asa Branca”, de Luiz Gonzaga e “Missioneiro”, de Tio Bilia Missioneiro (versão Porca “Véia”); a aluna Laura Severo ensinou a Turma da Vida a cantar “Capelinha de Melão”; a professora Elaine Fernandes leu o verso de pedido ao Santo Antônio; alguns alunos relembraram a história da Festa Junina e dos Santos do mês, as contribuições dos outros povos para a comemoração dos festejos da atualidade. Para finalizar houve declamações do Nível 3 e um bailão, em que todos se divertiram bastante.
Escritores do 4º e 5º Ano