A Escola, espaço vivo, tem por finalidade construir uma Educação voltada à cidadania, cujas metas básicas são a democracia, a cooperação e a autonomia, onde o aluno é um pequeno cidadão – ser que se constrói a partir das relações consigo, com os outros e com o mundo

O trabalho escolar é entendido como o que deve garantir o acesso, a construção e a recriação permanente dos conhecimentos produzidos pela humanidade, oportunizando a educação do sujeito consciente, crítico, solidário, criativo e autônomo, capaz de agir no seu meio e transformá-lo, respeitando o ambiente físico com todos os seus seres e suas leis naturais.

METODOLOGIA

A metodologia adotada pela Escola baseia-se em princípios que destacam sua função como agente de mudança social, enfatizando o papel crucial do ensino crítico na formação cidadã. A aprendizagem é concebida como um processo resultante da interação entre o indivíduo, seus pares e o ambiente externo. Reconhecendo a diversidade, a escola considera a influência da herança biológica e cultural de cada sujeito.

O desenvolvimento intelectual, social e psicomotor é entendido como um resultado da ação e reflexão individuais. A abordagem valoriza a singularidade dos sujeitos, respeitando seus momentos no desenvolvimento psicológico e incorporando hábitos, costumes e valores familiares. A aprendizagem é vista como contínua, permeada pelo contexto social e promovida por um mergulho profundo nos elementos relacionados a um problema específico.

O erro é encarado como uma hipótese lógica de aprendizado, exigindo uma abordagem pedagógica.
A avaliação é empregada para planejar a continuidade do trabalho escolar, e o professor atua como mediador, interpretando as necessidades e interesses dos alunos e provocando-os com estratégias de ensino inovadoras. A inteligência é estimulada através de situações-problema apresentadas pela vida, promovendo um desenvolvimento mais robusto e dinâmico

A abordagem metodológica adotada pela instituição parte dos seguintes princípios fundamentais:

1. A escola não tem o poder de alterar a sociedade, mas pode contribuir para mudanças significativas ao desempenhar seu papel de instruir de maneira crítica, proporcionando os instrumentos essenciais para o exercício da cidadania.
  2. A aprendizagem é concebida como resultado do encontro do indivíduo com outros sujeitos e com o mundo exterior.
  3. Cada sujeito carrega consigo sua herança biológica e cultural.
  4. O desenvolvimento intelectual, social e psicomotor decorre da ação e reflexão do sujeito.
  5. Reconhecendo as diferenças entre os sujeitos, destaca-se que eles vivenciam momentos particulares no desenvolvimento psicológico, possuindo especificidades individuais.